Ultimas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Festa dos Servidores 2014


Feliz Dia dos professores


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Presidenta do SINDIJARD É ELEITA PARA A COORDENAÇÃO REGIONAL DO CARIRI DA FETAMCE


A presidenta do SINDIJARD Franciléia Filgueiras foi eleita no domingo (8)  para o posto de uma das coordenações regional do Cariri da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) até julho de 2017, em votação feita durante o VIII Congresso da organização sindical, realizado no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe.

Fetamce lança Campanha de Sindicalização | Fetamce - Notícias

Fetamce lança Campanha de Sindicalização

A Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce) lança, juntamente com os sindicatos filiados, uma nova campanha de sindicalização. O ato acontece durante o VIII Congresso da entidade, que é realizado de 6 a 8 de junho, em Beberibe.

O tema da campanha é “Eu acredito no meu Sindicato”, que, segundo a presidenta da Federação, Enedina Soares, cumpre o objetivo de difundir a importância da organização sindical da categoria para avançar cada vez mais na conquista de seus direitos junto aos governos municipais. “Queremos não apenas para ampliar o número de associados, mas estimular os servidores públicos municipais a participar da vida e das decisões dos sindicatos, buscando resguardar direitos e avançar nas conquistas”, avalia a dirigente.



Para auxiliar no planejamento e estruturação da Campanha Estadual de Sindicalização, a Fe- tamce oferece a seus sindicatos filiados, além do conjunto das peças de publicidade e propaganda, que conta com cartazes, vídeo e materiais digitalizados, de um GUIA DIGITAL, contendo orientações, dicas e ideias para incrementar e dinamizar a campanha de sindicalização no âmbito local.

“A realização de uma Campanha de Sindicalização cumpre etapas fundamentais de planejamento, organização, execução e sistematização de resultados, portanto, é fundamental que sua realização seja bem estruturada”, finaliza Enedina.

Clique aqui para fazer o download dos materiais da campanha - cartazes, Guia de Sindicalização e infográfico.

Enedina é reeleita presidente da Fetamce para o próximo triênio

Foto: Rafael MesquitaEnedina Soares foi reeleita neste domingo (8) com uma vitória arrasadora para permanecer no posto de presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) até julho de 2017, em votação feita durante o VIII Congresso da organização sindical, realizado no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe.
Servidora municipal, na função de professora, nas cidades de Fortaleza e Caucaia, Enedina participou da reorganização do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), entre 2000 e 2002, depois compondo a diretoria desta entidade, em 2002, e chegando à presidência do mesmo, de 2003 a 2010. E, antes de chegar à presidência da Fetamce, foi Secretária de Comunicação da entidade máxima dos servidores das cidades do Ceará.
Confira mais sobre a votação e a cobertura completa do Congresso em nosso hotsite.

FETAMCE LANÇA COMITÊ DO PLEBISCITO POPULAR PELA REFORMA POLÍTICA, CAMPANHA DE FILIAÇÃO E A TERCEIRA REVISTA F

FETAMCE LANÇA COMITÊ DO PLEBISCITO POPULAR PELA REFORMA POLÍTICA, CAMPANHA DE
FILIAÇÃO E A Na manhã do terceiro e último dia (8) do VIII Cngresso Estadual da Fetamce, os servidores e servidoras municipais lançaram o Comitê dos Servidores Municipais para o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Público. A campanha busca unificação entre sindicatos, sociedade, movimentos sociais e estudantis.“É importante e gratificante que a Fetamce seja uma das primeiras entidades sindicais a levar à frente essa Comissão. Essa é uma ferramenta de trabalho de base prioritária em 2014. Precisamos saber como o povo quer que seja feito essa constituinte”, disse Miguel Braz, estudante, membro do Levante Popular da Juventude.

Na oportunidade, foi distribuído o Folder do Plebiscito Popular. Para a presidente da Fetamce, Enedina Soares, todos os sindicatos devem se engajar nessa campanha e trazer a sociedade e os movimentos sociais. “Queremos perder o controle desse debate, para que os sindicatos, junto à população, assumam essa campanha de todas as formas. Vamos criar uma constituinte democrática e soberana, sem caráter revisor do Senado ou da Câmara, feita do povo e para o povo e essa constituinte só sair se tiver raízes democráticas e populares. Por isso, precisamos ir nas bases fortalecer essa ideia”, ressaltou.
No Ceará, o plebiscito popular está lançado em todas as macroregiões e já tem agenda marcada para os dias 14 de junho, em Icó (Faculdade Vale do Salgado), 14 e 15 de junho em Tabuleiro do Norte, e 14 e 15 do mesmo mês em Caucaia.
Campanha de Sindicalização
Seguindo a programação do evento, foi lançada a Campanha de Sindicalização 2014 da Fetamce, com objetivo de auxiliar os diretores a filiarem servidores e servidoras em seu município. O título da campanha é “Eu acredito no meu sindicato”, na qual a pluralidade e o respeito pelos servidores está expresso nas imagens da campanha.

Revista F
Servidores prestigiaram o lançamento da Revista F Nº 3 / Foto: Marcos Adegas
Servidores prestigiaram o lançamento da Revista F Nº 3 / Foto: Marcos Adegas
A Revista F, publicação semestral impressa própria da Fetamce, teve sua terceira edição lançada no Congresso. Com a capa “Neoescravismo: A precarização das relações de trabalho através da terceirização”, ela trata a precarização das relações de trabalho.
“A revista se consolida como uma publicação própria. Não tem mais como fugirmos do trabalho dela, todo semestre ela será garantida. É uma revista maior que as anteriores, por possuir 50 páginas. Ela fala sobre o neoescravismo e os perigos do projeto de lei 4330, que quer regulamentar a terceirização no Brasil”, afirmou o assessor de comunicação da Fetamce e idealizador da revista, Rafael Mesquita.
A Fetamce é uma das entidades sindicais cearenses que mais aposta em comunicação como estratégia de luta e organização sindical. “Nós entendemos que a comunicação é a porta de entrada dos servidores do Sindicato. É a arma do trabalhador e trabalhadora para defender sua ideologia, seus ideais e sua política. Com o advento da internet e as redes sociais, é preciso pensar que comunicação possa atingir os trabalhadores. Diante dessas diversas situações, precisamos estar integrados, com nossos próprios instrumentos para renovar a nossa comunicação sindical. Vamos renovar nossos sindicatos e implementar ferramentas e técnicas novas”, disse Magnaldo Barros, secretário de Comunicação da Federação.

Processo participativo marca a construção do VIII Congresso da Fetamce

Cerca de 350 delegados, além de mais de 50 observadores e convidados foram o público do VIII Congresso da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). O evento, que será realizado de seis a oito de junho, no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe, teve início com a realização de encontro da diretoria executiva da Fetamce e do seu conselho diretor, formado por um representante de cada um dos 146 sindicatos de servidores filiado à entidade.
As seções estaduais deram início, portanto, ao processo preparatório para o Congresso, que tive sequência com a realização de assembleias e encontros locais, percorrendo todas as regiões do Ceará, que levaram à eleição dos delegados servidores municipais que participarão do encontro, representando o contingente de mais de 60 mil servidores municipais sindicalizados.
Entre os destaques deste processo, está a maior bancada, de Quixadá e região, com 28 delegados, seguido por Itapipoca e região, com 24 representantes, e Caucaia, com 16 incumbidos de representar o município.
Com o tema central “Servidores municipais construindo a Democracia”, o Congresso é a instância máxima de representação da Fetamce, com a participação de delegados e delegadas servidores, que serão responsáveis pela atualização das linhas políticas da entidade e pela eleição dos membros que irão compor a nova direção pelos próximos três anos.
“Estamos mobilizados para realizarmos um excelente Congresso. Realizamos uma série de visitas nos sindicatos, todas elas marcadas por muito debate”, afirma a secretária de finanças da Federação, Luciene Oliveira.
Já Ozaneide de Paula, secretária-geral da entidade, compara a atual edição do evento a anterior. “Assim como em 2011, tivemos uma grande mobilização local, que impulsionou um participativo Congresso, mas ainda fomos surpreendidos com o tamanho da atual edição do evento, pois nosso contingente aumentou, refletindo num evento que será, com certeza, muito mais rico e onde destacaremos as nossas principais bandeiras”, ressalta.
Enedina Soares, presidenta da Fetamce, fala da expectativa com o novo Congresso: “Nossa ideia é de crescimento e fortalecimento e temos aqui uma agenda que unifica a classe trabalhadora do serviço público municipal”, revela. A dirigente diz que objetivo é reunir as forças locais em um ato político para consolidar essa aliança estadual. “Pretendemos fazer um debate avançado acerca das nossas principais propostas, e acima de tudo, a luta por um projeto de desenvolvimento com valorização do trabalho”, finalizou.
Pauta
Um dos principais momentos da atividade é a discussão da agenda de lutas dos funcionários públicos do Ceará, que inclui, entre as metas, a constituição de um município decente e democrático, com trabalhadores comprometidos com a oferta de serviços públicos de qualidade. “Isso passa pela adoção de medidas de promoção do trabalho decente no serviço público municipal, que se dá por meio da remuneração adequada, com trabalho exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, livre de quaisquer formas de discriminação e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho”, exemplifica o documento base do Congresso.
Segundo as propostas, a valorização do trabalhador e dos direitos fundamentais no trabalho estariam garantidos através da criação de mais e melhores empregos, conquistados através de concursos público e relações de trabalho montadas sob a extensão da proteção e diálogo social.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeita Municipal recebe pauta da Campanha Salarial 2014 da diretoria do SINDIJARD

 A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Jardim entregou a prefeita municipal a pauta da campanha salarial 2014 após a realização da assembleia da categoria.

veja cópia do oficio

Oficio nº  03/2014

  Jardim-CE, 14 de janeiro de 2014


À Exma. Prefeita Municipal
Analêda Neves Sampaio

Assunto: Apresentação da pauta de reivindicação da categoria para 2014

Exma. Prefeita,

Como é do seu conhecimento todo inicio de ano a categoria vem apresentar a V. Exma. a  pauta de reivindicação da campanha salarial do ano em curso, visando tornar a administração ciente da situação de condições de trabalho, bem como solicitar a valorização dos servidores através das reivindicação.
Acreditamos que a vossa gestão tem o propósito em melhorar o atendimento ao público bem como as condições de trabalho dos trabalhadores desta Prefeitura. Diante disto apresentamos as reivindicações, abaixo relacionadas, conforme escolhidas e aprovadas em assembléia geral realizadas em 09 dezembro de 2013 com todos os servidores e no dia 13 de janeiro de 2014 com os servidores da educação.
Lembramos ainda que nas reivindicações de 2013, V. Exma. nos enviou um oficio nos dando resposta a algumas solicitações enviada através do OF.. PMJ/GAB Nº 176/2013, datado de 29 de abril de 2013 (em anexo) com algumas sugestões, porém até o presente momento não foram colocadas em praticas, as quais irão serem reapresentá-las.

Reivindicação dos Servidores  que não recebem seus vencimentos baseados em um salário mínimo:


1.      Criação do Plano de Cargo e Carreira:  V. Exma. sugeriu a criação de uma comissão paritária para  realizarmos os estudos. Solicitamos então que marque  a primeira reunião para iniciarmos os estudos, pois já foi escolhido, em assembléia os nossos representantes;
2.      Prioridade de ampliação  de Carga horária para os efetivos: a idéia foi louvável por parte de V. Exma. porém os servidores solicita que seja colocado em pratica;
3.      Melhores condições de trabalho:  um grande numero de servidores reclamam de falta e de insuficiência de matérias, equipamento entre outros, que possa melhorar a qualidade do serviço;
4.      Reajuste salarial para os servidores que não ganham baseados em um salário mínimo: Os servidores apresentaram uma defasagem salria devido o não reajuste de 2008, prometido para ser repassado em 2011 pela gestão da época,   sendo assim eles solicitam a inflação de 2013 o que é garantido por lei,  mais  o reajuste de 2008 acrescido e majorado  ano a ano totalizando 20%.

Reivindicação dos Professores e servidores da Educação:

1.      Revisão do Plano de Cargo e Carreira do Magistério:  V. Exma. sugeriu a criação de uma comissão paritária para  realizarmos os estudos. Solicitamos então que marque  a primeira reunião para iniciarmos os estudos, pois já foi escolhido, em assembléia os nossos representantes;
2.      Prioridade de ampliação  de Carga horária para os efetivos: a idéia foi louvável por parte de V. Exma. porém os servidores solicita que seja colocado em pratica;
3.      Indexar a gratificação de planejamento ao salário base;
4.      Reajuste da ajuda de deslocamento dos professores: O ultimo reajuste foi em 2009 defasando totalmente e comprometendo o orçamento familiar destes servidores. O ano passado V. Exma. afirmou que iria elaborar um proposta que até então não foi nos apresentado nem tão pouco colocado em pratica. Reivindicamos este reajuste.
5.      Colocar em prática a redução da carga horária conforme Lei nacional: Os professores solicitam urgência e que antes seja discutido com a categoria;
6.      Reajuste salarial para os Professores: Os professores apresentaram uma defasagem salarial devido o não reajuste de 2011, devido as mudanças de governos, porém o P1 foi reajustado em 14%.  Sendo assim eles solicitaram o reajuste determinado pelo Governo Federal, mais a reposição de 2011 acrescido e majorado  ano a ano (O Governo Federal ainda encontra-se em fase de estudo de definição do percentual do valor aluno).

Reivindicações de todos:

1.      Entrega de seus contracheques nas suas respectivas secretarias, mensalmente;
2.      Cumprimento da lei da data base para pagamento dos vencimentos dos servidores, aprovada e sancionada em 2013;

Com a certeza em sermos atendidos, aguardamos resposta o mais breve possível.



Francirléa Mendes Filgueira
Presidente








Postagens mais visitadas

 
Copyright © 2013 SINDIJARD
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates